14 outubro 2013

#Resenha - Freud me tira dessa!

Freud me tira dessa! - Laura Conrado
Editora Novo Século


Sinopse:

Catarina é uma jovem que passa a morar sozinha em função do novo emprego. Dona de uma vida amorosa catastrófica e disposta a rever suas escolhas, Cat busca ajuda na psicoterapia. Como se não bastasse o dolorido processo de conhecer a si mesma e de adentrar na relação com seus familiares, Catarina se apaixona pelo terapeuta. No auge de sua angústia, a personagem recorre ao pai da Psicanálise para sair dessa. Por meio das confusões de Cat, é possível não simplesmente rir, mas também se identificar com a profunda trajetória de autoconhecimento e aceitação da própria história.


Resenha:

Já nas primeiras páginas do livro conseguimos perceber o quão "sortuda" Catarina é no amor. A história começa com ela levando um fora de seu atual-ex ficante, Rubens. Ao terminar com ela, ele diz estar apaixonado por outra pessoa. Ai, isso é duro hein, Cat? Com isso, ela começa a se questionar sobre o que ela não tem e a tal mulher por quem Rubens de apaixonou tenha. Para piorar a situação, ela e Rubens trabalhavam na mesma empresa, o que tornaria impossível não encontrá-lo por pelo menos os próximos cinquenta anos. Eu, se estivesse no lugar dela, não iria querer encontrá-lo nunca mais. Mas enfim...
Um dia quando estava no estacionamento, viu Rubens cheio de carinhos com uma moça, que no começo ela não fazia a mínima ideia de quem era, mas depois viu que a mulher por quem seu ex ficante tinha se apaixonado era Júnia, a menina mais desinteressante e normal da empresa. Ao perceber que eles estavam vindo em sua direção, ela se abaixa entre os carros para se esconder e acaba se desequilibrando e caindo. Se já não bastasse a sensação de ser trocada pela mulher mais sem graça da empresa, agora também estava com o joelho sangrando e doendo.
Ao chegar em sua sala, percebendo que não tinha como falar com ninguém, Cat escreve um e-mail contando feito louca tudo o que havia acontecido e envia para sua amigas Fabiane e Mônica. Alguns minutos depois seu ramal toca e Mônica diz que ao invés de mandar o e-mail para Fabi, sua amiga, ela mandou para Fábio, um cara da empresa que adora contar histórias por aí. E ficando ainda pior, se é que isso era possível, Fábio era amigo de Rubens. Pobre Cat, tudo parece dar errado para ela.
E para colocar em seu saquinho de "nada dá certo", ela descobre que sua irmã está namorando seu ex ficante/amor do passado. Praticamente pirando, ela fica sabendo que sua prima está fazendo terapia e resolve pensar sobre o assunto.
Com sua vida amorosa se tornando uma montanha russa que só descia, ela resolve procurar ajuda, começando sessões de terapia para ver se consegue descobrir o que há de errado com sua vida amorosa e tentar dar um jeito nisso. Mas, como nada é fácil para Cat, ela acaba se apaixonando por Luiz, seu terapeuta.
Como não podia recorrer a ajuda de seu terapeuta para tratar de sua paixão por ele, Cat vai à uma biblioteca e resolve procurar a ajuda do "Pai da psicanálise". Freud, só você pode tirar a Cat dessa!
O livro é muito bom! Li em um final de semana e achei a história super diferente. Tem diálogos criativos e dilemas que muitas garotas enfrentam ou vão enfrentar sobre relacionamentos, principalmente os que não dão certo.
Confesso que achei a história tão interessante que cheguei a cogitar a ideia de ir a um terapeuta para tentar me abrir. Vai saber, né? Mas se for para acontecer a mesma coisa que aconteceu a Cat, acho melhor ficar sossegadinha no meu canto. Freud já teve muito trabalho com ela, imagine se todas as meninas resolvem ir a um terapeuta e acabam se apaixonando por ele? Isola! Ia ser barra para Freud se tivesse que tirar todas dessa.
Sempre que leio um livro há um predileção entre os personagens. Em "Freud me tira dessa!" não foi diferente. Os personagens que mais gostei foram Pirilampo e Guto, mesmo ele tendo aparecido mais no final.
Ficou curioso(a) pra saber quem é Pirilampo ou Guto? Leia "Freud me tira dessa!" e descubra! Garanto que não vão se arrepender (;



Beeijo, beijo!



0 comentários:

Postar um comentário

 

Sonho de Leitora Template by Ipietoon Cute Blog Design and Bukit Gambang