07 novembro 2013

#Resenha - Esposa 22

Esposa 22 - Melanie Gideon
Editora Intrínseca


Sinopse:

Alice e William Buckle se casaram apaixonados. Mas, dois filhos e quase vinte anos depois, Alice está entediada. Por isso, quando recebe um convite por e-mail para participar de uma pesquisa on-line sobre casamentos, ela aceita num impulso. 
Respondendo às perguntas enviadas por um pesquisador anônimo e carismático, Alice tem a oportunidade de reexaminar a história do próprio relacionamento. Protegidos pelos pseudônimos 
"Esposa 22" e Pesquisador 101, Alice e o condutor da pesquisa iniciam uma intensa troca de mensagens que acaba tomando um rumo cada vez mais íntimo.
Numa trama que se desenvolve através das respostas ao questionário, e-mails, postagens no Facebook, mensagens de texto e até mesmo por diálogos estruturados na forma de cenas de teatro (embora sua única peça tenha sido um fracasso, Alice ainda mantém a alma de dramaturga), "Esposa 22" faz um retrato honesto e divertido de uma mulher divida entre seus desejos e responsabilidades e as aventuras permitidas pelo anonimato da comunicação digital.


Resenha:

Logo no começo da história é possível perceber a quantas anda o casamento de Alice e William. Casada há muitos anos, ela não está em um de seus momentos mais felizes e seu casamento muito menos. Ela e o marido parecem estar cada vez mais distantes e eu cheguei a me perguntar logo no início "Como eles ainda estão casados?". Em meio a essa crise conjugal, ela recebe um e-mail em que é convidada a participar de uma pesquisa sobre casamentos. Ela aceita participar e logo recebe um email onde o anonimato será mantido e recebe o pseudônimo de Esposa 22. Como o anonimato é uma questão muito importante na pesquisa, o pesquisador que irá fazer as perguntas à ela também tem um pseudônimo:  Pesquisador 101.
Em meio a várias perguntas (que estão todas no final do livro e só vi quando acabei de ler), ela e o Pesquisador 101 passam a ficar cada vez mais íntimos e um clima de flerte começa a surgir entre eles. Ela, casada e com dois filhos, e ele, também casado. Ela faz várias perguntas ao Pesquisador, mas ele nada lhe revela. Apenas algumas coisas que posta em seu perfil fake no Facebook, que cria após um pedido de Alice para poderem conversar de forma mais rápida do que por e-mail.
Se já não bastasse a pesquisa sobre casamentos e o Pesquisador 101, Alice acha que seu filho, Peter, é gay e que sua filha, Zoe, tem um transtorno alimentar. Zoe, foi namorada de Jude, filho de Nedra, sua melhor amiga e seu relacionamento com ele terminou de forma bem complicada -mais para Alice do que para filha - após Jude traí-la.
Mesmo sendo aconselhada por Nedra a parar de falar com o Pesquisador, Alice continua com a troca de mensagens até que eles decidem marcar para se conhecerem, mas há um imprevisto e o Pesquisador não pode comparecer ao encontro. 
Seu relacionamento com William melhora um pouco e ela decide parar de falar com o Pesquisador 101, mas ao olhar melhor as fotos de John Yossarian (nome fake do Pesquisador no Facebook), e dar uma pesquisadinha básica, ela finalmente descobre que é o Pesquisador 101.
A história é contada de forma em diferente, variando entre conversas no Facebook, e-mails e diálogos. Um conto moderno que mostra o quão dependente somos das tecnologias.


Partes que ri:

Alice falando que Nedra é fluente em gemidos.


 Pai de Alice: "Tem coisas boas a caminho para você." Alice: "Ah, pai. Como você sabe?"  Ele: "Pq eu mandei pelo correio."

E um pouco de flerte... 

Alice: "Por que você postou a foto da sua mão?" Pesquisador 101: "Por que eu queria que você a imaginasse na sua nuca." (Não seria "porque"?)

Gostei muito do livro. Demorei alguns meses para arrumar um tempo para lê-lo, mas valeu a pena. Indico!



Beeijo, beijo!




0 comentários:

Postar um comentário

 

Sonho de Leitora Template by Ipietoon Cute Blog Design and Bukit Gambang