31 janeiro 2014

#Resenha - A mulher com o laptop

A mulher com o laptop - D.M. Thomas
Editora Record
Número de páginas: 317


Sinopse:

Simon, o protagonista, um autor de segunda classe, é convidado para passar uma temporada em uma ilha grega onde coordenará a oficina de literatura de uma colônia de férias de verão. Cercado de militantes da nova era em busca de um orgasmo terapêutico ou da liberação de seus impulsos interiores, Simon terá muita dificuldade para esclarecer aos alunos que não há uma conexão direta entre o preço que uma pessoa paga por um computador e a qualidade do que escreve.


Resenha:

Sempre começo as resenhas falando da histórias, falo dos personagens, de algo que me chamou atenção ou algo que me surpreendeu. Mas em "A mulher com o laptop", não sei como começar por alguns motivos.

Primeiro: Achei difícil me identificar e me apegar aos personagens.
Mesmo o autor tendo apresentado todos os personagens, descrevendo-os e tudo mais, não consegui imaginá-los e nem mesmo identificá-los pelos nomes. O único que sabia quem era, era Simon - o protagonista-, mas fiquei totalmente perdida em relação aos outros. Não teve aquela coisa de ler e assim que ver o nome do personagem, vir uma imagem na cabeça.

Segundo: A história é confusa.
A história se passa na Ilha de Skagathos, na Grécia, onde acontecem os workshops. Mas de uma hora para outra começa uma história diferente, que os "alunos" escreveram, o que me confundiu mais ainda. Tinha hora que lia uma coisa e não sabia se era real ou irreal, se era pensamento ou se estava realmente acontecendo ou muito menos quem tinha escrito.

Terceiro: Não consegui me envolver no enredo.
É difícil acontecer isso, mas nesse livro, não consegui me envolver com a história, não foi uma leitura muito prazerosa. Apesar de ser muito bem escrito, não houve envolvimento algum entre mim e os personagens - que se alguém me perguntar, mal vou lembrar os nomes.

Comprei o livro na Bienal ano passado, porque gostei da sinopse, e por se tratar de escritores, oficina de literatura e coisas relacionadas a isso, achei que seria maravilhoso. Mas me decepcionei.
O livro não é ruim, mas não consegui me identificar com nada e fiquei meio perdida durante a leitura. Foi a leitura mais cansativa que tive nos últimos tempos e li o livro mesmo, porque tive esperança de que a história iria melhorar com o passar das páginas.
Em certo capítulo, uma das aspirantes a escritora começa a escrever uma história, que alguns participantes do workshop consideraram meio pornográfica - o que não é verdade -, mas depois se acostumaram. Confesso que achei essa história muito mais interessante e fácil de identificar os personagens do que a própria história em si. Talvez o livro seria melhor se contasse essa história ao invés da trama criada pelo autor.


Beeijo, beijo!

1 comentários:

  1. Boa noite, Larissa.

    Sempre que estou construindo uma resenha nova, costumo ver o nível de aceitação do resenhado livro, antes de compor a minha. No caso deste A Mulher Com o Laptop, eu só encontrei a sua resenha pela net, o que me fez descobrir o seu blog. Devo dizer que concordo com suas opiniões e acho que realmente o livro peca no desenvolvimento da trama, que é um pouco cansativa. Ah, e parabéns pelo seu blog (fique tranquila, não lhe farei nenhum apelo á retribuir a visita no meu blog, rs).
    Abraços e sucesso!!

    ResponderExcluir

 

Sonho de Leitora Template by Ipietoon Cute Blog Design and Bukit Gambang