11 maio 2014

Dicas de livros - Dia das Mães

Antes de qualquer coisa, deixo aqui um Feliz Dia das Mães para todas as mães de quem acessa o blog e para as mamães que dão uma lida aqui no Sonho.
E aproveitando esse dia, vim aqui deixar umas dicas de livros para ler que têm tudo a ver com o Dia das Mães.


A filha da minha mãe e eu

Sensível e tão real a ponto de fazer você se sentir parte da família, A Filha da Minha Mãe e Eu conta a história do difícil relacionamento entre Helena e sua filha, Mariana. A história começa quando Mariana descobre que está grávida e se dá conta de que, antes de se tornar mãe, é preciso rever seu papel como filha, tentar compreender o de Helena e, principalmente, perdoar a ambas. Inicia-se, então, uma revisão do passado - processo doloroso, mas imensamente revelador, pautado por situações comoventes, personagens complexos e pequenas verdades que contêm a história de cada um. 


Cartas para a minha mãe

Uma menina escreve cartas para sua mãe morta. Através delas ficamos sabendo que teve que ir morar com a tia e as primas, que não gostam dela. Não se cansam de lembrar que deveria fazer um esforço para disfarçar sua cor e ficar mais parecida com uma pessoa branca. Sua avó está sempre desgostosa, com ela e com a vida em geral.
Mas a autora das cartas começa lentamente a descobrir um mundo além de seus problemas familiares. À medida que faz amigos - entre outros, um jovem que também tem problemas com a família e uma velha que é ao mesmo tempo jardineira e bruxa, suas feridas começam a cicatrizar. A menina fica cada vez mais forte, consegue ganhar o respeito dos outros e aprende a aceitar-se a si mesma a aos outros.
Este é um romance emocionante sobre perdas irreparáveis e sobre o poder restaurador do amor. Ambientada em Cuba, a narrativa desafia nossas crenças sobre essa ilha que, afinal, conhecemos tão pouco. 

Fala sério, mãe!

Mãe e filha. Que relação complicada essa! Amor, carinho, compreensão e, claro, muitas, muitas brigas. Brigas importantes, brigas bobas, brigas memoráveis. Só variam conforme a idade. Boletim, namorados, arrumação do quarto, legumes, viagens, festas, hora de chegar das festas... tudo é motivo para essas pelejas domésticas.
Para Angela Cristina, elas são apenas carinho e preocupação. Para Maria de Lourdes, são chateação materna mesmo. Na primeira metade do livro, os textos mostram o ponto de vista da mãe. Mas depois do primeiro beijo, aos 12 anos, é Maria de Lourdes (ou Malu, como ela prefere) quem assume a narrativa.
Fala sério, mãe! é uma coletânea de crônicas bem-humoradas do cotidiano dessas duas personagens, que pode ser lida aleatoriamente ou como um romance em pílulas, em ordem cronológica, da barriga aos 21 anos.


Tem muitos outros livros que têm a ver com o tema "mãe", mas deixo apenas esses aqui no post. Caso alguém queira outras dicas, é só entrar em contato comigo que mando a listinha completa com vários outros.

Beeijo, beijo!














0 comentários:

Postar um comentário

 

Sonho de Leitora Template by Ipietoon Cute Blog Design and Bukit Gambang