12 setembro 2014

#Resenha - O livro das princesas

O livro das princesas - Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate, Patrícia Barboza
Editora Record
Número de páginas: 287
Estrelas: 




Era uma vez... Em uma terra ensolarada, quatro princesas das letras se reuniram. E, com a ajuda da fada madrinha do talento, deram seu toque mágico a histórias muito amadas. E viveram felizes, para sempre!
As mais populares autoras contemporâneas norte-americanas, Meg Cabot (Diário da princesa e A mediadora) e Lauren Kate (Fallen), se unem às brasileiras e igualmente bem-sucedidas Paula Pimenta (Fazendo meu filme) e Patricia Barboza (As mais) em uma coletânea que reinventa contos de fadas clássicos.






Desde quando soube do lançamento, fiquei doida para comprar "O livro das princesas". Além de ser apaixonada por histórias de princesas desde pequena, vi que as histórias do livro tinham sido escritas por autoras maravilhosas. Aí fiquei mais doida ainda.
No começo desse mês finalmente comprei e passei o livro na frente de outros da minha lista e li.
O livro tem quatro histórias. Cada uma escrita por uma autora (Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate e Patrícia Barboza). E, aproveitando que há quatro histórias de quatro autoras diferentes, vou fazer uma pequena resenha falando de cada uma e depois falo um pouco de modo geral do livro, ok?

A modelo e o monstro - Meg Cabot
Estrelas: 

Essa é a primeira história do livro. Escrita por Meg Cabot, "A modelo e o monstro", me fisgou já de primeira. Só pelo nome já dá pra perceber que é uma releitura de "A bela e a fera", o meu conto de fadas predileto.
Antes de começar a ler, tentei imaginar o porquê do monstro. Ou melhor, o que seria um "monstro". Não imaginei que seria um monstro de verdade, mas as autoras adoram surpreender, então...
É uma história maravilhosa, flui facilmente, viciante e romântica. É a história d' A Bela e a Fera moderna.

Princesa Pop
Estrelas: 

Alguém discorda que a Paula Pimenta é uma escritora maravilhosa e que qualquer coisa que ela escreva, nem que seja a lista do supermercado, vai ser viciante e maravilhosa de ler?
No começo, confesso, fiquei meio perdida na história. Mas algumas páginas depois, entrei no mundo de Cíntia e Freddy e não quis mais sair. 
A autora conseguiu criar uma Cinderela repaginada. Uma Cinderela DJ!!! E, diferentemente da Cinderela original, essa não é submissa a madrasta. E não tem sapatinho de cristal. 
Vamos combinar que hoje em dia está beeem difícil ter um sapatinho de cristal, né?
Gostei muito da história. Mais até que a original.


Eclipse do unicórnio
Estrelas: 

Após ler os dois primeiros contos, que foram maravilhosos, fiquei super empolgada pra ler os outros dois. 
O.k. que entendi bulhufas quando li o nome "O eclipse e o unicórnio". Afinal, "A bela adormecida" e unicórnios não tem nada a ver. Mas criei a expectativa de ter uma leitura que me surpreendesse ainda mais que as outras, devido a isso. Mas isso não aconteceu.
Fiquei meio perdida devido a história ser narrada por dois personagens tão diferentes, além de achar que a história ficou muito parecida com a original, tirando o eclipse e o unicórnio que a autora acrescentou.
A história não é ruim mas, se comparada as outras três, está longe de ser a melhor.


Do alto da torre
Estrelas: 

"Do alto da torre" é o último conto do livro e, devido a ótima história, fechou o livro com chave de ouro.
Assim como na história original, a "Rapunzel" tem longos cabelos. Mas o motivo é bem diferente e já conheci algumas pessoas que tinham cabelo longo pelo mesmo motivo de Camila (a Rapunzel).
 Nesse novo conto da Rapunzel, a torre é algo bem mais moderno e o príncipe está longe de ser um príncipe comum. Afinal, alguém já viu um príncipe de óculos fundo de garrafa?
Já li muitas coisas sobre a Patrícia, mas ainda não tive a oportunidade de ler um dos seus livros. Mas após ler esse conto romântico e divertido, leria todos os livros dela se os tivesse aqui nesse momento.



Realmente gostei MUITO do livro. Diria que são contos de fadas de princesas que vivem no mundo real. Princesas que, assim como eu e você, são pessoas normais. 
As autoras conseguiram adaptar as histórias ao mundo real, tirando-as daquele mundo encantado de princesas e príncipes perfeitos, onde todos só tem qualidades. 
Ah! E a diagramação é bonita e simples. Nada muito exagerado, nem simples demais, mas na medida exata.
Indico o livro para todos que gostam de contos de fadas e para quem não gosta também, pois a leitura vale muito a pena.


E vocês, já leram O livro das princesas? Se sim, o que acharam?


Beeijo, beijo!

4 comentários:

  1. Eu tenho esse livro a tanto tempo e ainda não consegui ler,preciso mudar isso,eu sou mega fã das autoras,apesar da Lauren kate deixar muito a desejar em outros livros dela e pelo que parece nessa história também,quero demais ler....

    Adorei a resenha e o seu blog,conhecendo e seguindo....

    bjsss

    Bianca

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A leitura vale muito a pena, Bia. Só a Lauren que deixou a desejar mesmo. Ainda não li nenhum livro dela, mas já li diversas opiniões, positivas e negativas.
      Que bom que gostou da resenha e do blog! (:
      Beeijo, beijo!

      Excluir
  2. Oi Larissa!
    Tbm adoro histórias de princesas, e tenho muita curiosidade pra conferir os contos desse livro. Na verdade, dessas quatro autoras eu só li Meg Cabot, mas ainda pretendo ler todas elas.
    Gostei de vc ter dividido a resenha por contos ;)
    Ps: Te marquei numa tag lá no blog!
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Que bom que gostou da resenha! (:
      Leia o livro sim! Vale muito a pena!
      Vou lá no blog ver a TAG!
      Beeijo, beijo!

      Excluir

 

Sonho de Leitora Template by Ipietoon Cute Blog Design and Bukit Gambang